É como em
um acidente de avião. Depois do trágico acidente acontece uma investigação, as
causas são apontadas e recomendações são dadas.
As
empresas acatam as recomendações e aquele tipo de acidente dificilmente voltará
a acontecer.
Estamos no
meio de uma grande tragédia, milhares de pessoas morrendo antes da hora por
causa de um vírus.
Muitas
coisas vão mudar, várias recomendações serão dadas e com 99,9% de certeza não
teremos outras pandemias por esse mesmo vírus.
Mas o que
essa pandemia tem a ver com o ensino a distância?
É simples.
No meio das grandes crises também surgem grandes oportunidades.
A educação
a distância ganhou destaque e do nada tornou-se a grande ideia para os alunos
que estão em casa.
Mas a
verdade é que essa grande ideia está a anos luz de ser uma solução, porque todos
que vejo usando essa ideia, usa da forma equivocada.
Se você é
mãe, é pai e está se acabando de dar aula para o seu filho, alguma coisa está
errada.
Muitas
escolas particulares, tentando justificar as mensalidades, estão
sobrecarregando seus professores que sobrecarregam seus alunos que sobrecarregam
seus pais, que pagam as mensalidades.
Pelo
volume de coisas que acontecem, os pais criam a percepção que o ensino continua
e está tudo certo, mas não está.
O que
acontecia antes? Aulas, lista de exercícios, copiar de tal página a tal página,
resumir o texto tal...
O que está
acontecendo agora? Aulas, listas de exercícios, copiar de tal página a tal
página, resumir o texto tal...
Essas
escolas principalmente estão perdendo a oportunidade de exercitar a criatividade
de seus alunos, mas para isso, a escola e o professor também precisam de
criatividades.
Lembra da
frase de Einstein: fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é
insanidade. Não para essas escolas. Elas estão fazendo as mesmas coisas
esperando o mesmo resultado: a mensalidade no final do mês.
Ou você
acha mesmo que essa escola está preocupada com o aprendizado do seu filho?
Claro que
você já entendeu o título do e-mail, mas e a solução?
A escola,
o professor preocupado com a aprendizagem do seu aluno vai fazer diferente.
Por
exemplo, o professor de matemática, de história e de sociologia, poderia
sugerir o filme O Jogo da Imitação. Depois criar perguntas despretensiosas como,
o que você achou do filme? Gostou? Qual parte você gostou mais?
Depois o
professor vai direcionando conforme seus objetivos. Por exemplo, qual contexto
social no filme se assemelha muito com os dias de hoje? Qual conceito
matemático no filme é utilizado até hoje por todos? História e matemática, como
essas disciplinas se complementam no filme?
Um outro
exemplo, procure uma palestra no TED Talk e envia para seus alunos. Dessas palestras
eles vão levar ensinamentos para a vida.
Tem uma
palestra no TED de uma cientista chamada Shannon Zirbel. O sonho dela era ir ao
espaço, mas no final ela acaba realizando o sonho de uma forma diferente.
Ela teve
um projeto aprovado pela NASA e esse projeto possibilitou levar painéis solares
ao espaço usando o princípio do origami.
Sonho,
espaço, origami, NASA, matemática... percebeu como você pode conectar assuntos
e levar seu aluno a refletir?
Poderia
continuar com mais exemplos, mas para não ficar muito longo eu quero te fazer
um convite:
Se
inscrever no Terceiro Workshop Geometria de Sucesso que acontecerá no mês de
maio.
Do dia 03/05 a 11/05.
No workshop vou apresentar estratégias para você ter a atenção do seu aluno e
realizar atividades que vão, sem dúvidas, melhorar o processo de ensino e
aprendizagem.
Pressione o link abaixo e faça a sua inscrição.
Abraço e te espero por lá.
Prof. Célio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!