terça-feira, 13 de outubro de 2015

OS CAMINHOS DA TABUADA - DECORAR OU APRENDER?


Como fazer algo diferente usando a tabuada? Creio que todos ou grande maioria já viu a tabuada e foi vítima de saber ou não todas, do 1 ao 10. Considerada como parte fundamental para um aprendizado, a tabuada vem impressa em alguns cadernos, em livros e até no lápis. O que talvez não percebemos é que a tabuada não são dez coisas diferentes, não são objetos para aprender separadamente, é um objeto só, uma construção, todas estão interligadas, umas até mais vezes que as outras. Por exemplo, a tabuada do dez é duas vezes a tabuada do cinco, a tabuada do um mais a tabuada do nove, a do oito mais a do dois, a do sete mais a do três ou ainda, a do seis mais a do quatro.
      Para melhor compreensão vamos começar exemplificando as tabuadas e seus múltiplos. As tabuadas, do quatro e dois, seis e três, oito e quatro, nove e três, dez e cinco ou dez e dois.
Começando pela tabuada do oito. Esta como já citado é duas vezes a tabuada do quatro, então se fizermos o dobro de quatro vezes seis, obtemos o valor de oito vezes seis.