sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NÃO PERCA TEMPO COM A EQUAÇÃO DA RETA



Nas muitas provas que já fiz pra isso e para aquilo, sempre tinha um exercício onde a solução só viria se você encontrasse a equação da reta, e os dois pontos sempre estavam lá. Quem faz essas provas sabe que ficar dez minutos em uma questão é prejuízo certo. O tempo que devemos usar para pular uma questão é o seguinte: eu não sei qual é a saída da questão, o caminho que preciso para resolver, então é hora de ir para próxima. Se a saída for a equação da reta e os dois pontos estão lá dando sopa, não perca tempo com ax + by + c = 0 e coeficiente angular etc. São duas subtrações e a equação já surge.
São seis pontos para três equações abaixo.
No primeiro ponto (3,2) e (1,6). A primeira subtração da esquerda para a direita, 3 menos 1 vezes y, (2y) depois da direita para a esquerda 6 menos 2 vezes x (4x). Para  finalizar basta substituir qualquer ponto na equação, os dois deve ser de  iguais valores. 2 vezes 2 mais 4 vezes 3 ou 2 vezes 6 + 4 vezes 1.
No terceiro ponto (-8,-6) e (-1,12). -8 menos -1 vezes y, (-7y), 12 menos -6 vezes x (18x) substitua o melhor ponto e ambos resultam em -102. Com dez minutos de treinamento e nunca mais perderá tempo com equação da reta. Resumo: (da esquerda para direita), x menos x vezes y mais (da direita para a esquerda) y menos y vezes x, igual, substitua qualquer ponto e pronto. 




VOCÊ SABIA QUE TEM NÚMERO PRIMO NO SEU RG?



Seu número de RG bem como seu CPF, tem uma inferência matemática que garante a validade de seu documento. Os números de RG são sequenciais com um processo para a obtenção do número e outro processo está no dígito. Digamos que o número seja 12 345 678, começamos a multiplicar o primeiro número por 9, o segundo por 8, o terceiro por 7... até a multiplicação por 2. Soma todos esses números, o resultado você divide por 11, desse resultado utilize a parte inteira para multiplicar por 11. Subtraia este valor do primeiro obtido com a soma e o resultado é o dígito do RG. E por que dividi por 11? Porque 11 é o primeiro número primo de dois dígitos e com menos múltiplos, comparados com os números abaixo de 11. E tudo isso porque a divisibilidade por 11 atende a uma série de requisito e o processo para verificação de número completo tem de ser um múltiplo de 11. E quando a subtração for maior que 9, o dígito será x.





Temos agora um RG 'autêntico' e precisamos verificar sua autenticidade, o processo inicia contrário ao de cima e o RG será autêntico quando o resultado for divisível por 11. 





O resultado de 440 por 11 indica que o número 12 345 678 - 2  é um número válido. 
O CPF tem o mesmo processo para a verificação dos dígitos a diferença é que o processo é feito duas vezes. CPF 123 456 789




O suposto CPF ficará 123 456 789 10. Lembrando que cada secretaria de segurança tem seu modelo matemático para garantir a autenticidade de seus documentos expedidos. Este processo é usado na secretaria de segurança de São Paulo e pode não servir em documentos de outros Estados.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ÁREA DO TRIÂNGULO



A área de um triângulo qualquer pode ser calculada por pelo menos 4 formas diferentes. A mais usual é a base vezes a altura, usada geralmente nos triângulos retângulos. Por determinantes, na geometria analítica onde precisamos das coordenadas ( no exemplo abaixo (2,6), (2,2) e (5,2)). Por semi perímetro, que é a soma dos três lados dividido por 2. Chamado de p, fazemos a raiz quadrada de p vezes p - a vezes p - b vezes p - c, a, b e c são os lados do triângulo. E usando o seno, conhecendo dois lados e o ângulo formado por eles. Usei o triângulo mais manjado da história para facilitar os testes.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE COM OS NÚMEROS PRIMOS - SÉTIMA SÉRIE

Pessoal da sétima série, encerramos a atividade com o produto de dois números primos. Como vocês mesmo viram é difícil encontrar dois números correspondentes, se o número fosse 712.534.492.547 quanto tempo vocês iriam demorar? Agora imagina dois números primos com milhões de casas decimais, a dificuldade na decomposição de um número primo gigante nos garante segurança por exemplo em nossos dados bancários. Parabéns para quem encontrou e todos que tentaram encontrar dois números que multiplicados resultassem em 17219 e 19339. Alana, Letícia, Monique e Melissa, se ocuparam por um tempo e encontraram e quanto aos meninos, deixa o combat arms e o face por um minuto por dia que vocês vão longe as meninas sempre mais dedicadas, parabéns.


DICAS PARA TRIGONOMETRIA: DEMONSTRE


Os assuntos abaixo relacionam em primeiro plano a visualização do círculo trigonométrico, os demais visam a demonstrar de onde sai algumas coisas como, os ângulos notáveis, fórmula para distâncias inacessíveis, leis dos senos e lei dos cossenos. O aluno que compreende uma demonstração tem mais facilidade em resolver os problemas corriqueiros relacionado a trigonometria. Nas demonstrações aqui relacionadas surge álgebra naturalmente, somando dos dois lados, diminuindo, dividindo e multiplicando os dois lados da equação dependendo de onde se quer chegar. Soma de fração, subtração de fração, produto notáveis, divisão de fração, teorema de Pitágoras, racionalização, definição, construções geométricas, ângulos complementares enfim, muito surge quando demonstramos alguma coisa.
Começando na visualização do círculo trigonométrico de raio unitário e relacionando ao teorema de Pitágoras já obtemos a Relação Fundamental da Trigonometria. O cateto oposto ao ângulo é o seno e o cateto adjacente, o cosseno, usando o teorema de Pitágoras temos: sen²x + cos²x  = 1 que pode ser demonstrada num triângulo retângulo qualquer:









O applet completo para visualização e para download




ÂNGULOS NOTÁVEIS


Quando falo dos ângulos notáveis, uma coisa é certa, a  musiquinha ridícula que ronda os ângulos notáveis  não canto. Uma certa vez uma professora me disse que este era seu método e que os alunos adoravam, os alunos sempre adora alguma coisa, o professor que leva jogos, o professor que brinca, o professor que não faz nada, o professor que enche a lousa, o professor que explica bem, que explica várias vezes, o que falta muito, o que vai todos os dias, eles sempre estão adorando alguém ou alguma coisa e este método que a professora dizia ser seu, faz parte das tendências pedagógicas mais precisamente a tendência liberal tradicional, uma das primeiras a surgir no Brasil, teve o seu valor na época mas que agora não é recomendada por nenhum estudioso da área. E a pior parte foi ver alunos do nono ano cantando essa musiquinha na formatura, aí foi a treva. Para quem acredita no poder da musiquinha, faça um teste, pergunte para o aluno que ângulo representa 1 sobre raiz de 2 se ele responder correto pode gravar um CD.
Dependendo da turma e do tempo começo com a construção de um triângulo equilátero, necessário para as relações de 30° e 60° e depois com um quadrado para o ângulo de 45°.




Para o ângulo de 45°, um quadrado de lado 1.




Criada a tabela é bom observar que, os números que se repete são os ângulos complementares onde a soma resulta em 90°. O seno de 30° será igual ao co seno de 60°,(60°+30°), bem como seno de 60° e co seno de 30° e seno de 45° e co seno de 45°. O seno de um ângulo será igual ao cosseno de seu complemento. E para quem gosta de denominador sem raiz, fique a vontade.




Pra mim a próxima etapa é esclarecer que estes ângulos são bonitinhos e tudo mas de prática inexistente. O avião que decola sob um ângulo de 30°, a altura da árvore vista sob um ângulo de 45°, a largura do rio sob um ângulo de 60°, fantasia pura. Se sairmos para medir a altura, largura, distância de seja la o que for não vamos encontrar estes ângulos. E como fazer com um ângulo de 31,5°? Calculadora. Depois disso podemos medir a altura de qualquer coisa se temos um ângulo e uma distância conhecida. E quando não temos esta distância uma outra demonstração é quando realmente entramos em medidas inacessíveis.
Antes de prosseguir veja o abuso que encontramos com os ângulos notáveis, dá pra ver claramente que é um ônibus espacial, imagina a plataforma de lançamento, que engenhoca. Mas já vi piores também, um helicóptero levantando voo sob um ângulo de 60° aí é só imaginarmos o helicóptero a toda velocidade e com a cauda se arrastando.




Medidas inacessíveis: Como calcular a altura de uma montanha sem ir até ela? 





Lei dos cossenos, surge relacionando dois triângulos retângulos formados a partir de um triângulo obtusângulo. Usando Pitágoras e o cosseno de um ângulo.




Demonstração lei dos senos, digamos que simplificada a partir de um triângulo.





Demonstração lei dos senos a partir do triângulo ABC inscrito em uma circunferência. Aqui se faz necessário demonstrar também que um triângulo inscrito em uma circunferência é retângulo, quando um de seus lados é o diâmetro da circunferência. E que dois ângulos que subentende um mesmo arco são congruentes.





Um exercício interessante: distância entre dois pontos totalmente inacessíveis.





terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GEOGEBRA, ARTE COM FUNÇÕES SENO - FONTE GEOGEBRATUBE POR DANIEL MENTRARD

UTILIZANDO OS NÚMEROS PRIMOS COM AS SÉTIMAS

Pessoal das sétimas, estou esperando seus formulários para entregar seus prêmios que só saberão quando entrar na página. Vou considerar um formulário de cada sala, talvez dois. O número que passei na sala é o ponto de partida. Encontre dois números que multiplicado resulte no número dado, digite o número em ordem crescente. Exemplo se os dois números são 17 e 23 a senha será 1723, se  97 e 13 a senha será 1397. Última dica, a senha tem 5 dígitos.



domingo, 16 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

UMA SUGESTÃO PARA O TEOREMA DE PITÁGORAS

TEOREMA DE PITÁGORAS




Depois da sugestão do que não fazer com o teorema de Pitágoras, vejamos o que podemos fazer. A figura abaixo é a construção de um trapézio feito no geogebra, mas pode ser feito com régua e compasso. O ponto de partida são as construções geométricas. Primeiro construímos  um triângulo retângulo de base b e altura a, (a > b, com esta construção a já sai maior, mas pode ser feito com dois segmentos distintos) depois construímos outro triângulo retângulo congruente ao primeiro de base a' e altura b' e por fim fechamos, formando três triângulos dentro do trapézio. Os passos abaixo indica as construções com a ferramenta régua e compasso, mas pode ser feita com mais rapidez utilizando as ferramentas, reta perpendicular e reta paralela. 



Onde se lê com centro em A, diga ponta fixa em A, para régua e compasso.

Com a figura pronta dê os devidos nomes aos segmentos e aos ângulos. O triângulo EBG é retângulo? Demonstre. Isto é importante.

DEMONSTRAÇÕES.



Continuamos calculando agora a área de cada triângulo em seguida a área do trapézio e em seguida comparar a área dos três triângulos com a área do trapézio.

ÁREAS.


Comparando as áreas. A área dos três triângulos somados tem de ser igual a área do trapézio. a = a', b = b', c = c'.

ÁLGEBRA.


Esta é uma das mais de 400 demonstrações do teorema de Pitágoras dentre elas é sempre possível encontrar uma que atende nossas necessidades. A demonstração acima é creditada ao 20º presidente  americano James Abram Garfield que durou menos de 1 ano como presidente. 

Para quem deseja aprofundar mais sobre o que fazer com o teorema sugiro a leitura de um documentário da TV Escola, O LEGADO DE PITÁGORAS: OS TRIÂNGULOS DE SAMOS, O LEGADO DE PITÁGORAS E OUTROS. Um artigo de Ana Paula Jahn e um trabalho que fizemos na especialização. O trabalho que fizemos na especialização traz um resumo geral sobre Pitágoras  a relação com os PCN´s e várias demonstrações. Hoje com certeza tanto eu como meus colegas mudaríamos e , acrescentaríamos muito no trabalho mas obtivemos nota boa. E por fim o documentário em vídeo da TV Escola o mesmo descrito acima. Os arquivos em PDF estão disponível pra DOWNLOAD aqui no blog e os vídeos também disponíveis em DOCUMENTÁRIOS. Lembrando que sugestões são sempre bem vindas.



domingo, 9 de fevereiro de 2014

O QUE NÃO FAZER COM O TEOREMA DE PITÁGORAS.




Começando pela figura, muita informação repetida, desnecessário. A importância e aplicações do teorema de Pitágoras ficará para a próxima postagem porque hoje vou dizer o que não fazer com esse teorema. Nada melhor que exemplificar, começando pela demonstração. Este teorema tem mais de 400 demonstrações, contudo o que vemos e somos as vezes influenciado a mostrar é o que os livros didáticos mostram, 25 quadradinhos sobre a hipotenusa, 16 em um cateto e 9 no outro. O teorema parece se resumir a isto e esta demonstração ainda tem um detalhe importante a destacar, esse triângulo de catetos 3 e 4 com hipotenusa 5 é o triângulo mais manjado na história dos triângulos, eu sempre digo aos meus alunos, quando ver um triângulo com um cateto de lado 3 desconfie dele, ele pode ser 3, 4 e 5. E se tiver catetos 3 e 4 nem perda tempo fazendo contas diz que é 5 e pronto. Eu penso que os alunos tem o direito de saber da particularidade deste triângulo e não perder tempo com ele, minha opinião.
O mais grave com o teorema de Pitágoras é quando tentamos desesperadamente contextualiza-lo, peguei dois exemplos, um da internet e outro de uma prova oficial, não me lembro bem se era SARESP, OLIMPÍADAS ou PROVA DIAGNÓSTICA. O primeiro tem o seguinte enunciado: 

UMA ÁRVORE FOI QUEBRADA PELO VENTO E A PARTE DO TRONCO QUE RESTOU EM PÉ FORMA UM ÂNGULO RETO COM O SOLO. SE A ALTURA DA ÁRVORE ANTES DE SE QUEBRAR ERA 9 METROS E SABENDO QUE A PONTA DA PARTE QUEBRADA ESTÁ A 3 METROS DA BASE DA ÁRVORE, QUAL A ALTURA DO TRONCO DA ÁRVORE QUE RESTOU EM PÉ? 

O que tem neste problema?  De interessante, nada. Importância, nenhuma. E dizer que isto faz parte do nosso cotidiano beira o ridículo. Imagina sair por aí procurando uma árvore quebrada para saber o tamanho do tronco? E se isso fosse realmente importante eu mediria o tronco, tudo que quero saber é o tamanho do tronco quebrado então meço o tronco e tem mais temos que saber previamente o tamanho da árvore, ir na prefeitura, talvez tenha por lá um catálogo com o tamanho das árvores. O resultado dessa operação toda, imagina qual é, um triângulo 3, 4, 5, claro a árvore tinha 9 m exatamente. Se eu quero treinar meus alunos com triângulos retângulo e isso é sempre necessário passo alguns triângulos e peço valores dos catetos, da hipotenusa e pronto se é esse o objetivo vou alcança-lo assim sem precisar que o vento quebre uma árvore de 9 metros.
O outro problema faz tanto sentido quanto o primeiro, o desespero da contextualização leva os elaboradores de questão a criar algo tão perto e ao mesmo tempo distante da realidade:

UMA ESCADA ESTÁ ENCOSTADA NA PAREDE DE SUA CASA A UMA ALTURA DE 4 METROS (UMA PAREDE E TANTO). A PAREDE FAZ UM ÂNGULO DE 90º COM O CHÃO (QUE BOM NEH, IMAGINA SE FOSSE 30º?) E DA PAREDE ATÉ A ESCADA (PELO CHÃO, TEM DE DEIXAR CLARO ISSO) MEDE (ADIVINHA QUANTOS METROS?) 3 METROS. (E A PERGUNTA  QUE TEM DE SER FEITA) QUANTOS METROS TEM A ESCADA?

Sem muitos comentários, qualquer pessoa em sã consciência que precise saber o tamanho de uma escada que esteja em sua casa, irá procurar uma trena e medir a escada, só um louco, mas muito louco mesmo vai usar o teorema de Pitágoras para descobrir o tamanho da escada. Existem meios mais elegantes para falar de Pitágoras, fica para a próxima postagem.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA ATIVIDADE PARA AS SÉTIMAS E OITAVAS E DEIXA O FACE POR 1 MINUTO

Olá à todos, tem uma super atividade para vocês, não esqueçam de anotar a senha, vou cobrar depois. Clique na guia alunos. para saber mais.