sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABIA QUE TEM NÚMERO PRIMO NO SEU RG?



Seu número de RG bem como seu CPF, tem uma inferência matemática que garante a validade de seu documento. Os números de RG são sequenciais com um processo para a obtenção do número e outro processo está no dígito. Digamos que o número seja 12 345 678, começamos a multiplicar o primeiro número por 9, o segundo por 8, o terceiro por 7... até a multiplicação por 2. Soma todos esses números, o resultado você divide por 11, desse resultado utilize a parte inteira para multiplicar por 11. Subtraia este valor do primeiro obtido com a soma e o resultado é o dígito do RG. E por que dividi por 11? Porque 11 é o primeiro número primo de dois dígitos e com menos múltiplos, comparados com os números abaixo de 11. E tudo isso porque a divisibilidade por 11 atende a uma série de requisito e o processo para verificação de número completo tem de ser um múltiplo de 11. E quando a subtração for maior que 9, o dígito será x.





Temos agora um RG 'autêntico' e precisamos verificar sua autenticidade, o processo inicia contrário ao de cima e o RG será autêntico quando o resultado for divisível por 11. 





O resultado de 440 por 11 indica que o número 12 345 678 - 2  é um número válido. 
O CPF tem o mesmo processo para a verificação dos dígitos a diferença é que o processo é feito duas vezes. CPF 123 456 789




O suposto CPF ficará 123 456 789 10. Lembrando que cada secretaria de segurança tem seu modelo matemático para garantir a autenticidade de seus documentos expedidos. Este processo é usado na secretaria de segurança de São Paulo e pode não servir em documentos de outros Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!