Palestras interessantes

Mais uma apresentação do Seminário de Coisas Legais no ICMC-USP
O Andrés Anibal Rieznik (Laboratory of Integrative Neuroscience, Physics Department, University of Buenos Aires) apresendou o seguinte seminário:

A mente humana é o objeto de estudo das ciências cognitivas, mas o seu entendimento e manipulação é a especialidade dos ilusionistas. Nos últimos anos houve um florescimento da interação entre cientistas e mágicos. Como fruto desta colaboração, novos e interessantes descobrimentos sobre o funcionamento do cérebro foram feitos. No Laboratório de Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires nos interessamos particularmente pela questão do livre arbítrio. Os mágicos são especialistas em fazer-nos crer que fomos livres numa escolha quando eles, na verdade, nos manipularam psicologicamente para fazer-la. Estudando este fenômeno, conseguimos demonstrar que a dilatação das pupilas de um sujeito pode nos informar, não somente qual escolha foi feita, mas também se o sujeito sentiu-se livre na escolha (ou não). Vou apresentar este estudo nesta palestra.

Além disso, irei fazer uma performance de "matemágica", uma demonstração de atletismo mental que venho fazendo em Buenos Aires como show em um teatro para 600 pessoas seis vezes por semana.
(Seminário de Coisas Legais, You Tube)


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A AJUDA DO GEOGEBRA 



GEOGEBRA: POR QUE VALE A PENA APRENDÊ-LO E USA-LO




O INFINITO E OUTRAS COISAS ESTRANHAS





COMÉDIA MATEMÁTICA NO KRÚ DA VIDA




O NÚMERO DE OURO