DICA UM


Mude os Títulos de Suas Aulas
___________________________________

O título de nossas aulas é algo muito importante, mas você precisa usá-lo de maneira "correta".

Seria como uma manchete de jornal, algo que chame a atenção. É bem provável que você já deu play em um filme pelo título ou já clicou em algum post pelo título.

Fazendo isso com seu aluno você terá uma chance a mais...

Exemplo 1: terceiro ano, números complexos

Você não vai escrever números complexos como título. Esse tema em particular só gera desconexão, começando pelas piadinhas inevitáveis que vão surgir assim que você escrever números complexos (não sei nem os normais, imagina os complexos).

No lugar de números complexos, escreva

Como Resolver Uma Equação do 2º Grau Com Delta Negativo?

Com esse título você 'volta' em um tema do nono ano, gera curiosidade e deixa o aluno com a expectativa da resolução. Como é possível? No nono ano não era e agora é?

No final da aula, quando tudo já estiver esclarecido, você diz que esse assunto, esse tema é chamado de números complexos.

No decorrer da aula, quando a letra i surgir, você pode perguntar que nome os alunos dariam para essa letra. Pode ter certeza que imaginário vai sair e vão ficar contentes com essa 'descoberta'.

Exemplo 2: segundo ano, geometria ou figuras geométricas.

No lugar, use um benefício que essas figuras vão proporcionar.

Como Levantar 1 Tonelada Com Uma Mão Apenas ou
É Possível Levantar Mil Quilos Com Apenas Uma Mão?

No final da aula você prova que é possível sim, usando um macaco para levantar um carro.

A combinação triângulo-quadrilátero existente no macaco é que permite levantar o carro e suportar o peso.

A deformação do quadrilátero e a força do triângulo é a combinação perfeita que permite essa façanha de levantar mil quilos com uma mão.

Exemplo 3: equação do segundo grau

No lugar, escreva, 
Quantos m² quadrados eu posso fazer, usando 40 metros de tela e uma parede que será parte do cercado?

Claro, esse é o famoso e corriqueiro problema do galinheiro.

Seu aluno pode criar uma tabela com as medidas possíveis até ele descobrir que a área máxima.

Depois confirmamos pelo processo algébrico que chegará em uma equação do segundo grau.

As dicas 2 e 3 ficam para o próximo e-mail para não alongar muito.

Obrigado a você e até mais.
Abraço e fique na paz.
Prof. Célio

P.S2.: Saiba mais sobre Inteligência Emocional para as aulas de matemática, você só precisa clicar no link abaixo.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E MATEMÁTICA

6 comentários:

  1. Dica maravilhosa. Vou mudar meus títulos a partir de hoje. Muito show.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sugestão de trocar os temas, deixando os alunos mais curiosos. Gostei muito do exemplo 1.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, estou gostando....😊

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Nunca tinha me atentado a isso. O título da aula é muito importante sim, e essa forma de torna-lo mais atrativo é muito interessante. Já vou pensar em uns temas para o início do segundo semestre. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!