quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ATIVIDADE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL - DOMO




Esta atividade exigi muita precisão e cuidado, pois se mal iniciada dificilmente será concluída. A precisão nas peças é fundamental para obter um domo bem feito. Pedi para que fosse feita em grupo, para que as etapas fossem divididas e o valor do material também, com grupo de no máximo 4 pessoas fica totalmente viável à realização.

Usamos papel A4 colorido de 120 g/m², cola bastão, régua, tesoura, lápis, uma base resistente de papelão ou base de isopor e uma régua de papelão para fazer o diâmetro na base. É bom esclarecer que, um papel de peso menor que 120g/m² não vai ficar bom, haverá dificuldades desde a criação das peças até a montagem.

São necessários 40 triângulos para a montagem. Trinta isósceles e 10 equiláteros. Se bem utilizada, com uma folha de A4 dá pra fazer dois triângulos. Levei as medidas prontas, tanto dos triângulos como a do diâmetro. Com diâmetro de 50 centímetros precisamos de triângulos com lados medindo, 15.45 cm para os equiláteros. Para os isósceles, 15.45 cm de base e 13.66 cm para os outros dois lados. Para todos os triângulos, abas de 2 cm ou 1.5 cm.








Agora no quarto bimestre de 2015 quando fizemos esta atividade, um pacote de papel A4 128 g/m² com 25 folhas custava R$ 9.8. Cortando as folhas corretamente dá pra fazer um domo e ainda sobram 5 folhas. Com as 40 peças prontas, a próxima etapa será preparar a base. Precisamos de uma folha de cartolina. Determinamos o centro da cartolina e traçamos uma circunferência com 25 cm de raio e traçamos um decágono de lado 15.45 cm. Traçamos outra circunferência um pouco menor e cortamos. E fixamos a cartolina na base de papelão ou isopor.





Com a cartolina cortada e fixada no papelão ou isopor, falta a montagem dos triângulos. Os triângulos isósceles devem ser colados cinco a cinco, formando 6 pentágonos regulares. A base de 15.45 cm deve sempre ficar na parte externa e só devem ser colados os lados de 13.66 cm. As duas últimas abas a serem coladas deverão estar um pouco afastadas e quando coladas darão uma profundidade ao pentágono. Em seguida vão fixando os pentágonos e dois triângulos equiláteros cercando o pentágono. Mais cinco triângulos e restará o último pentágono, fechando o domo.






Para saber mais sobre a construção de domos vale a pena conferir dois sites bem estruturados sobre o assunto. O desertdomes.com e acidome.ru. No primeiro, o mais prático, basta escolher a frequência e determinar o raio do domo. As medidas e quantidades de peças o site determina. O domo de frequência 2 é o mais viável para um trabalho escolar. Analisando as outras frequências é fácil perceber a diferença. Caso não consiga o acesso a nenhum dos sites basta escolher, o raio para saber o lado dos triângulos ou escolher o valor dos lados do triângulo para determinar o raio, usando esta relação:




Para auxílio na construção será bastante proveitoso ter instalado em um computador o programa Poly Pro 1.12. E só pra constar, esta atividade foi prejudicada devido ao movimento estudantil realizado em São Paulo, quando mais de 200 escolas foram ocupadas contra a reorganização escolar. Era uma atividade realizada em sala e de repente não tinha mais aulas. Alguns grupos que estavam já com seus triângulos cortados não puderam terminar esta atividade.





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