domingo, 8 de fevereiro de 2015

ÁREA DO HEXÁGONO COM AUXÍLIO DE DOBRADURAS



Qual a melhor forma de calcular a área de um hexágono regular? As vezes que propus aos alunos essa atividade, a primeira barreira é o próprio hexágono, o desenho irregular irá dificultar o entendimento das etapas seguintes para cálculo da área total do hexágono. Construir um com régua e compasso toma muito tempo, nem sempre temos materiais para todos e a aula que deveria ser sobre área torna-se desenho geométrico. Construir um hexágono usando uma folha de A4 é muito rápido e assim que o primeiro aluno consegue, ele já começa a ajudar seu colega, em poucos minutos todos tem em mãos um hexágono regular bem feito e o foco da atividade é retomado. Para a construção cada aluno precisa de uma folha de papel A4, régua e caneta. A folha retangular deve tornar-se quadrada, levar as folhas já na forma quadrada irá economizar muito tempo.





Gentilmente uma folha de papel A4 gera um hexágono regular com os lados medindo 6 centímetros. Depois de alguns minutos analisando a figura que tem em mãos os alunos percebem que os seis triângulos são equiláteros e utilizando seus conhecimentos prévios irão calcular a área de um triângulo e multiplicar por seis ou somar as áreas dos seis. Irão precisar saber sobre ponto médio, teorema de Pitágoras e o processo para cálculo da área de qualquer triângulo, que é base vezes altura dividido por 2. Depois de alguns minutos muitos irão chegar com 93,5 cm². Nessa etapa é o momento de usar novos conhecimentos para obter o mesmo resultado e de forma bem mais prática e rápida que é o teorema das áreas, (demonstrado no final desta postagem). Os triângulos são equiláteros com medidas 6 e ângulos de 60°, então de forma bem mais prática fica 6 vezes 6 vezes seno de 60º e tudo dividido por 2.










TEOREMA DAS ÁREAS

A área de qualquer triângulo será sempre a metade do produto de dois lados pelo seno formado por eles. 
Dado um triângulo qualquer determine a altura h, escolha um ângulo para determinar o seno, isole h e substitua na fórmula base vezes altura.

DEMONSTRAÇÃO





Exemplo:


Um comentário:

Obrigado pela visita!