sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL COMO FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU

Em 1832 surgia os primeiros estudos estatísticos sobre o peso ideal de uma pessoa. A  fórmula que conhecemos (IMC = p/h²) já não é a única. O que você precisa saber é que, nenhuma das fórmulas sobre IMC é absoluta, perfeita e ideal pra todos. Os estudos existentes sobre o peso ideal de uma pessoa considera diversos fatores e observando esses fatores, buscam a melhor relação, correlação a melhor fórmula. No applet abaixo você pode verificar seu índice de massa corporal digitando seu peso e altura ou movendo os seletores peso/altura.
Vamos destacar duas fórmulas, a mais antiga e a  mais recente elaborada por pesquisadores americanos.

Para facilitar, vamos chamar de x o IMC e usar a propriedade fundamental das proporções que diz a/b é igual a c/d se e somente se, a vezes d for igual a b vezes c.



Com essa manipulação algébrica chegamos a duas equações de grau 1 ou do primeiro grau, como quiser. Nessas  equações, p e h ( peso e altura) são conhecidos e x desconhecido, para cada peso e altura digitados teremos um único valor de x o IMC, x será a solução de cada equação ou seja o IMC. O IMC procurado será a intersecção da reta de cada equação com o eixo das abcissas (eixo x).
Veja qual fórmula é melhor pra você, eu prefiro a mais recente (vermelha). VISUALIZE O APPLET.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!